Treinamento Posicionamento PRONA

Na tarde do dia 28/04 o departamento Assistencial organizou capacitação sobre o Protocolo Assistencial de Posição PRONA, com enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.

A aplicação do protocolo Assistencial de Posição PRONA traz tranqüilidade à equipe e maior segurança ao procedimento. É preciso o envolvimento de toda a equipe durante a checagem do protocolo, para que todos respeitem cada um dos itens da lista e tenham assim consciência de que sua realização é essencial para o sucesso da manobra.

A Posição PRONA é uma manobra utilizada para combater a hipoxemia nos pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo. Por isso, a importância da capacitação para a aplicação de tal protocolo assistencial. O protocolo traz segurança à equipe na realização do procedimento, com isso, é necessário envolvimento de toda a equipe, enfermagem, fisioterapia e médicos durante a checagem, para que sejam respeitados cada um dos itens da lista e tenham a consciência de que sua realização é essencial para o sucesso da manobra.

Segundo a fisioterapeuta Jéssica Bianca de Souza, a posição PRONA é utilizada em pacientes com Síndrome da Angustia Respiratória Aguda e favorece a ventilação e melhor distribuição de ar na parte posterior dos pulmões o que contribui consideravelmente para o aumento da oxigenação do mesmo.

Para a enfermagem, a importância do treinamento do posicionamento do paciente em PRONA, faz com que a equipe esteja melhor preparada e segura do que vai ser realizado. E quando realmente precisarmos agir dentro da UTI, a equipe estará alinhada, realizando com excelência o procedimento, relata a Supervisora de Enfermagem Fernanda Chináglia.

Vale ressaltar que esse treinamento faz parte do cronograma de treinamentos para o COVID – 19.

 

Compartilhe: