Banco de Leite Humano Hospital Santa Casa

Por: Fernanda Gavioli Farinha

Devido às férias de final de ano, as doações de Leite Humano caem consideravelmente, porém a demanda permanece a mesma. Com os estoques baixos é possível suprir apenas as necessidades dos bebês da UTI neonatal aqueles que as mães por algum problema não conseguem amamentar, segundo a Nutricionista responsável pelo Banco de Leite Larissa Gobbi Teixeira. Larissa ainda faz um apelo às mulheres que estão em fase de amamentação para procurarem o Banco de Leite e fazerem a doção, para isso é preciso que se enquadrem nos requisitos padrão como: estar saudável, sem vícios e não tomar medicamentos que interferem na amamentação.

MAIS O QUE É O BANCO DE LEITE HUMANO?

O Banco de Leite Humano (LH) do Hospital Santa Casa fui fundado no dia 23 de Maio de 2018, através da parceria com o Rotary Club da cidade que doou os equipamentos, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-PR), que disponibilizou um veículo para o BLH e da Prefeitura e da Secretária de Saúde do município.

O Banco de Leite Humano é uma iniciativa do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz, tendo por finalidade: Promover, Proteger e Apoiar o Aleitamento Materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada, contribuindo assim, com a diminuição dos índices da Mortalidade Infantil no Município.

O Leite Humano doado chega ao banco de leite em frascos, e passam por um rigoroso processo de seleção, onde são avaliados se apresentam sujeiras, qual acidez e o valor calórico, após esse processo ele segue para Classificação e Pasteurização sendo assim, distribuídos para os bebês da UTI neonatal.

Além de todas as atividades de rotina, o Banco de Leite Humano (BLH) é um Centro de Treinamento aberto a toda comunidade, atendendo mulheres com dificuldades para amamentar ou intercorrências na amamentação.

O horário de funcionamento do Banco de Leite Humano do Hospital Santa Casa é:

• De segunda à sexta das 9:00 h a 12:00h e das 13:00h às 18:00 h.
  • Endereço: Rodovia PR 558 – Km 05 – saída para Araruna.
  • Fone: (44) 3810 – 2100 (ramal 2270).
  • Celular: (44) 98453 – 3633.